domingo, 1 de janeiro de 2012

Causas da Retenção de Líquidos

Não existe coisa pior do que a sensação de ter ganhado uns quilos extras do dia para a noite. Mas nem sempre essa "engordada" quer dizer gordura no corpo. A explicação e a culpa pelo inchaço repentino é da absorção de líquidos pelo organismo, que acaba causando um breve, porém indesejado "efeito sanfona".

Uma pessoa pode ganhar de um a dois quilos, durante o dia, por conta da retenção de líquidos. Inúmeros são os fatores que levam a esse aumento de peso, bastante evidente na época da TPM e no período menstrual. Quando é essa a causa da retenção de líquidos, não precisa se preocupar.

Torna-se um problema a partir do momento em que os causadores do inchaço são a hipertensão, os problemas renais, a má alimentação, o sedentarismo, entre outros.

Deficiências na circulação, tanto do sangue quanto do plasma (líquido que transporta gordura e toxina nos vasos sanguíneos), podem ser consideradas as principais causadoras dessa absorção. Outros motivos que podem levar a retenção de líquido são:

- *Dieta inadequada
Muitas pessoas costumam não tomar água suficiente para poder eliminar tanto os líquidos em si como as toxinas. O corpo precisa de água para desempenhar bem todas as suas funções, quando não há ingestão de pelo menos 2L de água por dia ele passa a armazena-la para poder trabalhar, já que o consumo da mesma é bem pouco. Aliás vale ressaltar que quando não ha consumo de água necessária o corpo sai em busca da mesma e o único lugar que ele encontra é no nosso intestino, então nosso corpo bebe aquela água suja do intestino ou seja ... bebe coco.

- *Problemas hormonais
Este problema sucede quando a glândula tiróide não separa os hormônios suficientemente. Isto ocorre principalmente a partir dos 30 anos, momento no qual os níveis hormonais começam a diminuir, essa redução de hormônios também pode ocorrer quando aparece o stress em nossas vidas, ou algum problema num desses hormonios, caracterizado como Problema Hormonal.

- *Excesso de sal ou de açúcar
Tanto o excesso de açúcar ou de sal provocam a retenção de água, por isso os especialistas recomendam moderar seu consumo.

- *Alguns medicamentos
Medicamentos como os anticoncepcionais, os ansiolíticos, os antidepressivos ou os corticóides costumam ter efeitos secundários, e um deles é o de reter líquidos. Porem logo que se termina o efeito da medicação, o corpo tende a recuperar seu processo normal para eliminar toxinas.

- *Sedentarismo e uma vida pouco ativa
Sempre falamos sobre o pouco saudável que é tanto o sedentarismo como manter e levar uma vida pouco ativa, já que se não praticamos exercício, não é possível eliminar as toxinas através do suor, de tal forma que vão se acumulando no organismo. Lembre-se de sempre praticar exercícios, e se possível diariamente, principalmente às vesperas da TPM, o que promove o aumento do consumo de líquidos e melhora a circulação do organismo

Quem geralmente mais sofre com isso são as mulheres com o chamado corpo violão. O organismo da população feminina com esse biótipo - cuja gordura está mais localizada no bumbum e nas coxas - retém ainda mais líquido no período pré-menstrual.
São 3 os tipos de edema:
- Edema Comum:  É composto de água e sal, quase sempre é generalizado. 

- Linfedema:  É o edema cuja formação deve-se ao acúmulo de linfa. Ele ocorre nos casos em que os canais linfáticos estão obstruídos ou foram destruídos, como nas retiradas de gânglios na cirurgia de câncer do seio. O esvaziamento ganglionar facilita o surgimento do edema no braço. Outro exemplo de linfedema é a elefantíase, que se acompanha de grande deformação dos membros inferiores. 

- Mixedema: É outro tipo de edema de características especiais por ser duro e com aspecto da pele opaca, ocorrendo nos casos de hipotireoidismo. No mixedema, além da água e sais, há acúmulo de proteínas especiais produzidas no hipotireoidismo.

Para ajudar no combate a retenção de Líquido dei algumas dicas num outro arquivo mas vale ressaltar alguma delas mais uma vez e outras que vão ajudar ainda mais:
* Faça drenagem linfática, é terapêutica e ajuda muito no combate ao stress, alem de ajudar na eliminação de líquidos e toxinas.
* Evite usar roupas muito apertadas, pois elas fazem a compressão das veias e impedem o retorno venoso do sangue, aumentando o inchaço
* Evite passar muito tempo na mesma posição. Ficar sentada por muitas horas seguidas, por exemplo. Quem se mexe, faz atividades físicas, eliminam líquido, enquanto quem fica parado, acumula água.
* Modere nas leguminosas, que fermentam e provocam gases, dilatando o abdômen. Especialmente feijão, lentilha, ervilha e milho.
* Invista em folhas cruas, massas e cereais integrais - ricos em fibras, dão saciedade e ajudam no bom funcionamento do intestino.
* Evite combinar massa e carne na mesma refeição, pois a dupla dificulta a digestão e favorece o efeito estufa no abdômen por conta dos gases.
* Continue temperando os pratos com limão, ervas e pouco sal. Lembre-se de que é o excesso de sódio que faz o corpo reter líquido e ficar com o aspecto inchado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate