segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Alguns benefícios da caminhada para o corpo e a mente


Aqui no Espaço Aline uma das atividades que mais recomendo às minhas clientes é a CAMINHADA... ela se torna um coadjuvante nos tratamentos estéticos além de ser um exercício fácil e simples de se praticar.
Apenas 30 minutos por dia são suficientes para que seu corpo saia do sedentarismo trazendo inúmeros benefícios para ele, sua saúde e sua mente. As vantagens de caminhar são muitas e já comprovada pela ciência que tal começar a praticar?
Além disso ela pode ser feita dentro de casa (na esteira), na sua rua, no parque, no clube e etc..
Veja alguns dos benefícios que esse simples e poderoso exercício pode trazer:






* Caminhar melhora a circulação e reduz a pressão arterial por 24h após o exercício, isso porque há um aumento no fluxo de sangue fazendo com que os vasos sanguíneos se expandam, diminuindo a pressão. Durante a caminhada as válvulas do coração dobram seu trabalho melhorando a oxigenação do corpo, as artérias, veias e vasos capilares se dilatam e o transporte do oxigênio se torna mais eficiente.


* Nosso pulmão fica bem mais eficiente quando caminhamos com frequência, caminhar faz com que se aumente as trocas gasosas nesse órgão eliminando impurezas, deixando-o livre de catarros e poeiras. Os brônquios também ganham com a caminhada, ela ajuda na dilatação deles prevenindo inflamações nas via aéreas, como a bronquite.

* A caminhada fortalece os ossos prevenindo a osteoporose. Devido a movimentação do esqueleto enquanto caminhamos uma maior quantidade de estímulos elétricos em nossos ossos são produzidos facilitando a absorção do cálcio, deixando os ossos mais resistentes.

* Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produstÇz endorfina afastando assim a depressão. Depois de um tempo, é preciso praticar ainda mais exercícios para sentir o efeito benéfico do hormônio.

* Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima, aumentando a sensação de bem estar.

* Caminhar deixa o corpo em forma, melhora a saúde e retarda o envelhecimento. Porém esse antienvelhecimento do exercício pode ser possível no cérebro, ao aumentar seus circuitos e reduzir os riscos de problemas de memoria e de atenção. Os estímulos que recebemos quando caminhamos aumenta a nossa coordenação e faz com que nosso cérebro seja capaz de responder a cada vez mais estímulos, sejam eles visuais, táteis, sonoros e olfativos.

* Caminhar 10 km ou mais por semana diminui os riscos de vários tipos de demência como o Alzheimer, que mata lentamente as células cerebrais.

* Para os sonolentos de plantão, aqui vai uma boa notícia: Caminhar diminui a sonolência durante o dia sabe porque? 
A caminhada faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de adrenalina, substância que deixa o corpo mais disposto depois do exercício. Com isso a qualidade do sono durante a noite é outra. Com o corpo inteiro gastando energia durante a caminhada, adormecemos mais rápido no fim do dia. Dificilmente uma pessoa que caminha diariamente tem insônia e isso diminui a sonolência do dia seguinte!

* Um dos benefícios mais famosos da caminhada é que ela ajuda na perda de peso, o que é verdade, mas esses benefícios não param por aí. Mesmo depois de horas do exercício a pessoa continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular. Os músculos dos atletas convertem constantemente mais energia em calor do que os de indivíduos sedentários. Isso ocorre porque quem faz um treinamento intensivo de resistência, como é o caso da caminhada, tem um metabolismo mais acelerado.

* Como já dissemos a caminhada libera a endorfina, um hormônio que relaxa e combate o estresse, muitas pessoas descontam esse cansaço físico e mental compulsivamente na comida. Uma caminhada de apenas 15 minutos na esteira reduz a vontade de comer, mais um benefício desse exercício.

* Quem anda mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares como derrames e infartos, devido o exercício auxiliar a controlar a pressão sanguínea. Os vasos ficam mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando há alguma obstrução. Isso impede que as artérias parem de transportar sangue ou entupam.
A caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo.

* A insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a prática da caminhada, já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos. Outro ponto importante é que o treinamento aeróbico intenso produzido pela caminhada é capaz de reverter a resistência à insulina, um fator importante para o desenvolvimento de diabetes. Assim fica comprovado que os exercícios têm ainda mais benefícios contra o mal do que se pensava anteriormente. Quanto maior a quantidade de insulina no sangue, maior a capacidade das células absorverem a glicose. Quando esse açúcar está circulando livremente no sangue, pode causar diabetes.

E aí? Se animou a caminhar por pelo menos 30 minutinhos por dia? 
Espero que sim, que esse post sirva para que você comece 2014 cheia de disposição!
Até mais!!!

Um comentário:

Translate