quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Como controlar a Enxaqueca


Somente quem sofre de dores de cabeça constantessabe o quanto isso pode influenciar de forma negativa a qualidade de vida. Entretanto, atitudes simples na rotina diária podem garantir crises mais espaçadas e de pouca intensidade.
Confira o que você DEVE e o que NÃO DEVE fazer para controlar essa dor.


TENHA BOAS NOITES DE SONO

A falta de sono é um clássico entre os fatores desencadeantes da enxaqueca. O problema deve-se à predisposição genética, na qual a pessoa nasce com um cérebro hiperexcitável. Quando ela sai de sua rotina - como após uma noite maldormida - ocorre uma mudança no equilíbrio dos neurotransmissores do hipotálamo, que é a região do cérebro responsável por algumas atividades do metabolismo. Essa alteração acaba desencadeandouma nova crise.


MANTENHA UMA ROTINA DE ATIVIDADE FÍSICA

Um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com a Universidade Federalde São Paulo mostrou que os sedentários possuem 43% mais enxaqueca do que as pessoas que praticavam esportes. O motivo é que a atividade física estimularia a liberação de neuro-hormônios como a endorfina, atenuando a dor. O segredo é possuir um dia a dia mais ativo, como caminhar mais ou dar preferência pela escada em vez de usar o elevador.


CERTIFIQUE -SE CONSTANTEMENTE DE QUE ESTÁ COM A POSTURA CORRETA

Se você costuma jogar constantemente o pescoço para frente quando dirige ou está na frente do computador, fique atento! Posturas incorretas sobrecarregam as regiões cervicais e lombar. Isso influencia a musculatura em volta do crânio e deixa o cérebro sucetível a dor.

EVITE SEMPRE A AUTOMEDICAÇÃO

O uso de analgésicos mais de duas vezes por semanafaz com que a enxaqueca passe a ocorrer quase que diariamente. O problema é agravado no caso do analgésico combinado, no qual há mais de uma substância na fórmula. Isso porque se suspeita que o cérebro de quem sofre com a enxaqueca possua uma deficiência na região que inibe a dor (sistema modulatório descendente). O uso excessivo de analgésico é interpretado pelo organismo como se não houvesse mais necessidade de ativar esse sistema.


ATENÇÃO ÀS MUDANÇAS DE TEMPERATURA

Apesar de não ser totalmente contraindicada, a variação de temperatura tambémnão é recomendada. O princípio é semelhante ao que acontece quando não se dorme bem durante a noite: há um desequilíbrio nos neurotransmissores do hipotálamoque acaba refletindo em uma nova crise. Por esse motivo, evite trafegar entre ambientes com ar condicionado nos dias de calor ou sair na rua, sem se agasalhar, logo após tomar um banho quente.


FIQUE DE OLHO NO CHOCOLATE

Existem duas correntes que vinculam o doce às crises e dor. A primeira acredita que o desejo de comer chocolate é prenúncio de que a crise está por vir. A outra afirma que o chocolate deflagra a crise devido a alterações nos neurotransmissores. O segredo é consumir o alimento de forma moderada para não ter futuras dores de cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate