quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Leve e prazerosa: a atividade física do pós-parto

Natação, caminhada e alongamento são bons exercícios para a nova mãe

Diante das celebridades que tem um filho e, pouquíssimo tempo depois, já estampam as revistas com barriguinhas chapadas, muitas mulheres acham que é hora de pegar pesado na atividade física para perder os quilinhos da gravidez. Mas o momento pós-parto pede calma. O ritmo frenético das academias, com treinos aeróbicos e de musculação intensos, não é o mais indicado para as mães recentes, que estão no puerpério, período que tem limitações. A começar pela fisiologia, depois de um processo intenso como a gravidez, o corpo precisa mesmo de tempo para retornar gradativamente ao que era, por dentro e por fora. Também, com a dedicação que os bebês exigem, fica difícil para a mãe encontrar tempo e energia para qualquer coisa que requeira muito esforço, especialmente físico.

Outro aspecto importante a se levar em conta na hora de suar a camisa é a amamentação. Para a produção do leite, é preciso que a mulher esteja bem alimentada e descansada. Atividades extenuantes podem comprometer o aleitamento, além do que não será confortável para a mãe executar exercícios saltitantes ou de peso com seios cheios. Ou seja, para as lactantes, a palavra é moderação.



A malhação da mamãe e do bebê

Atividades que forçam o abdome requerem mais tempo para serem retomadas. Quem teve parto normal costuma ter uma recuperação mais rápida. Já na cesariana, por causa do corte, da anestesia e do pós-cirúrgico, pode haver dores na região da cicatriz (que costuma ser forçada na maioria dos exercícios físicos).

O mais indicado para as mães de bebês é a atividade leve e sem impacto, como caminhada ou natação. Musculação leve também está liberada. Uma boa saída é começar caminhando com o carrinho de bebê, 30 minutos por dia. Alongamento e ioga são ótimas pedidas, pois, além de esticarem o corpo e corrigirem a postura, que fica comprometida pelo ato constante de carregar o bebê, oferecem um relaxamento muito bem-vindo na cansativa rotina das puérperas.


Mais importante do que a obrigatoriedade de voltar à forma é a mãe encontrar na prática de atividade física um momento de prazer e uma oportunidade para cuidar de si. Assim, rapidamente voltará a se sentir bem com seu corpo. 

Fonte: Site Abril 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate