quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Leis da alimentação

VOCÊ CONHECE?




As leis da alimentação foram criadas muito tempo atrás e ainda hoje são consideradas a base de uma dieta saudável. Podem ser aplicadas a todos os indivíduos em qualquer etapa da vida.
Entenda porquê.



LEI DA QUANTIDADE

Os alimentos devem ser suficientes para suprir as necessidades energéticas - o que hoje é chamado de "Balanço Energético", ou seja, a quantidade de calorias consumidas deve ser a mesma quantidade das calorias gastas. Se o objetivo for a perda de peso, esse balanço energético deve ser negativo, com mais calorias gastas do que consumidas.


LEI DA QUALIDADE

A dieta deve conter alimentos de todos os grupos de nutrientes. A boa variedade de alimentos fornece os nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu organismo.


LEI DA HARMONIA

A quantidade dos nutrientes que compõe a dieta deve ser equilibrada. Os nutrientes são mais bem aproveitados quando estão na proporção ideal; assim, eles não agem isoladamente.


LEI DA ADEQUAÇÃO

A alimentação deve se adequar ao organismo e a vários fatores que o influenciam, como o estado fisiológico, os hábitos alimentares, os ciclos da vida, as condições socioeconômicas e os estados patológicos - doenças, em suma. Dependendo do estágio ou da situação em que o organismo se encontra, as necessidades nutricionais podem mudar. Além de seguir essas recomendações, é importante prestar atenção ao seu comportamento alimentar. Mesmo que esteja controlando as calorias consumidas diariamente com o intuito de reduzir peso, você poderá ter uma alimentação de qualidade e prazerosa. Preste a atenção às refeições e ao ato de comer. Procure comer devagar, mastigando bem os alimentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate