sábado, 27 de abril de 2013

Como dormir bem durante a gestação

Vira dali, ajeita daqui, escora com o travesseiro e nada de encontrar uma posição confortável para dormir! Assim é a vida de uma grávida durante pelo menos 6 meses!
Quanto mais a barriga cresce, maior a dificuldade para ter uma boa noite de descanso. Quando o nono mês se aproxima, as dificuldades aumentam ainda mais e até aquela famosa falta de ar aparece. As alterações hormonais, metabólicas e posturais da gravidez são muitas e conforme aumenta de tamanho, o útero também começa a comprimir o estômago, os vasos sanguíneos e o diafragma o que piora ainda mais a sensação de desconforto da grávida.
Os fatores que tiram o sono das gestantes são muitos, mas alguns truques ajudam a minimizá-los. Confira as dicas para dormir bem e levantar disposta na manhã seguinte.







Descanse mais durante o dia

A qualidade do sono é um reflexo do que acontece durante o dia. Faça repouso de pelo menos 2 horas por dia com as pernas elevadas para que o inchaço e as dores nas pernas não tenham efeito durante a noite.






Sal e líquidos com moderação

Fazer as refeições com pouca quantidade de sal, por exemplo, é um cuidado que reduz o inchaço e melhora o conforto na hora de dormir, além de pouca ingestão de líquidos durante a noite e principalmente antes de se deitar, como o útero pressiona a bexiga a vontade de fazer xixi aumenta o que compromete a sua noite de sono, quanto menos você levantar melhor.






Nada de exageros alimentares 

Você já sabe que precisa comer de forma fracionada ao longo do dia, mas, para dormir confortavelmente, é importante também não abusar de alguns alimentos no jantar como:  - Café, - Chocolate e - Chá Preto, pois podem provocar azia, além de serem estimulante natural o que pode causar a perda do sono.
Pegue leve também com alimentos gordurosos, na gravidez a válvula entre o esôfago e o estômago fica mais frouxa, favorecendo o mal-estar e o refluxo no momento da ingestão. Para completar, não jante em cima da hora de deitar. Dê um tempo para fazer a digestão.




Exercite-se

Apesar da sonolência que atinge as mulheres no primeiro trimestre de gestação, a insônia noturna afeta muitas delas no período noturno, a causa disso ainda é desconhecida mas acredita-se que a falta de sono a noite esteja ligada aos hormônios. Fazer alguns exercícios de alongamento antes de se deitar, ajuda a relaxar e minimizar as dores nas costas. 
Para melhor orientar as minhas queridas leitorastrouxe 3 alongamentos que vão ajudá-las nesse processo.
Acesse o link abaixo:



Calmantes naturais e muitos travesseiros

No ínicio da gestação quando o útero ainda não exerce pressão sobre a bexiga e as idas ao banheiro não são frequentes, beber uma xícara de chá calmante como erva-doce ou leite integral morno auxiliam bastante no sono. Já no final da gravidez, com a barriga grandona, travesseiros e almofadas próprias para gestantes, conhecidas como minhocões, caem bem. A posição mais recomendada pelos médicos é a de lado. O motivo principal é garantir a melhor circulação sanguínea. O ideal é que a gestante abrace um travesseiro, coloque outro embaixo da barriga, dois sob a cabeça e mais um no meio das pernas, parece um exagero mas pode fazer toda diferença e afinal de contas nesses momentos finais da gestação onde os incomodos parecem intermináveis, não custa nada tentar né? Fazendo isso a grávida tem a sensação de dormir de bruços e consegue descansar melhor.




Banho morno

O banho morno é um excelente aliado para as gestantes mas... ATENÇÃO!!! 
O banho deve ser rápido pois o calor da água faz a pressão arterial cair, o que não é legal! Aproveite o momento para deixar cair água sobre as costas, o banho ajuda a melhorar os incômodos que trazem a mudança postural causando a dor nas costas.
Mas não se iluda e eleve demais a temperatura porque a grávida sente muitos calores e pode acabar se sentindo desconfortável ao deitar. Além disso, a água quente remove a gordura natural da pele, deixando-a mais sujeita a alergias e coceiras, que também incomodam.




Suplementação de Ômega-3

Alguns estudos mostraram que as grávidas apresentam uma redução do ácido ômega-3 no organismo. Entre as consequências dessa deficiência, está a dificuldade para dormir. Muitos obstetras já estão receitando para suas pacientes a suplementação de ômega-3 durante a gestação. “Essa medida é boa para a mulher e para o filho. O sono da grávida passa a ser muito mais tranquilo e seu bebê também dorme melhor após o nascimento. Converse com o seu médico sobre essa possibilidade e garanta boas noites de sono para você e seu pequeno.


Espero que o artigo ajude muitas mamães... vou tentar seguir a risca todas as dicas nesse período que também me encontro e que é tão especial para nós mulheres!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate