sábado, 27 de abril de 2013

Exercícios Físicos Indicados na Gestação

Não é novidade para nenhuma mulher que os exercícios exagerados durante o período gestacional prejudicam e muito a gestação. Mas o que você talvez não saiba é que existem muitas atividades físicas recomendadas para esse período, porem sob orientações médicas.
Veja quais são os mais recomendados:




ALONGAMENTO

Um dos principais exercícios para a gestante, o alongamento alivia muitas dores e prepara o corpo para receber a atividade física.
Segue alguns alongamentos indicados para esse período:



Alongamento da Coluna Lombar
A região lombar fica muito vulnerável durante a gravidez. O aumento progressivo do abdômen acentua a lordose lombar, podendo até vir a comprimir o nervo ciático, o que, se ocorrer, poderá causar muitas dores. Por isso, os exercícios de alongamento para esta região são importantíssimos, e devem fazer parte da rotina das gestantes.

Posição inicial: sentada em um banco com as mãos apoiadas sobre as coxas, pés apoiados no chão afastados à distância do quadril.

Ação: inspirar pelo nariz e, ao expirar pela boca, elevar os braços à frente do corpo, entrelaçando os dedos. Inclinar a cabeça e o tronco à frente. Sustentar de 4 a 6 tempos, voltar à posição inicial e relaxar.

Repetições: 2 movimentos completos.

Variação: fazer os movimentos, mantendo as mãos sobre as coxas.






Alongamento da Virilha 
O alongamento da virilha irá preparar a mulher para o trabalho de parto, auxiliando-a a conquistar a abertura necessária para um parto vaginal.

Posição inicial: sentada com a coluna apoiada na parede, sola dos pés unidas assumindo a postura da "borboleta". Mãos segurando os tornozelos, ou um pouco mais acima, o importante é não desencostar a coluna da parede.

Ação: forçar levemente os joelhos na direção do chão, sustentar por 6 tempos e relaxar.

Repetições: 2 movimentos.





Relaxamento Final

O relaxamento deve ser feito após a execução dos exercícios, ou após um dia de trabalho. Toda vez que a gestante sentir-se cansada, deverá tirar uns minutos para si e para o bebê. Praticar a capacidade de relaxar e respirar tranqüilamente, apesar das pressões do dia-a-dia, auxilia a futura mamãe a enfrentar com mais confiança a proximidade do parto.

Sentada, pernas em afastamento lateral e ligeiramente fletidas, inspirar profundamente pelo nariz, soltar o ar lentamente pela boca (repetir os movimentos respiratórios). Após os exercícios respiratórios, manter a respiração tranqüila e apoiar o corpo à frente sobre almofadas. Fechar os olhos e relaxar. Uma música suave sempre ajuda a induzir ao relaxamento.






HIDROGINÁSTICA

Hidroginástica é o exercício mais indicado pelos médicos para as grávidas. A água traz conforto para as gestantes, na água não sentem o peso da barriga, o que aumenta a segurança para praticar exercícios. Ela melhora a circulação e diminui os inchaços.
Outra vantagem da Hidroginástica é que ela pode ajudar a diminuir as dores no parto.


CAMINHADA

Após a liberação do obstetra, em geral, a gestante pode praticar exercícios físicos durante uma hora por dia, até 5 vezes por semana. O mais importante é respeitar a frequência cardíaca, que não deve ultrapassar 140bpm. Isso significa que é possível conversar com tranquilidade durante a caminhada.









MUSCULAÇÃO

A musculação não é contraindicada para gestantes. Bem orientada, fortalece os músculos, melhora a postura e diminui as dores nas costas, provenientes do peso da barriga. Na musculação é possível trabalhar cada grupamento muscular de forma segura. Gestantes que nunca praticaram exercícios devem começar aos poucos, com 15, 20 minutos, avançando aos poucos. O ideal, sempre, é conciliar o trabalho muscular com atividades aeróbicas, como caminhada, hidroginástica e bicicleta ergométrica.


PILATES

O exercício utiliza o próprio peso corporal para trabalhar diferentes grupamentos musculares. Apesar de parecer ser um exercício leve, o pilates não é indicado para todas as gestantes. Ele melhora a postura, evita dores lombares e fortalece os músculos das costas, preparando para o peso da barriga, mas só recomendamos para quem já praticava antes da gravidez. No pilates a gestante trabalhará o tempo todo com o abdômen contraído, o que pode gerar estresse desnecessário para quem nunca praticou, ou seja, quem deseja aproveitar os benefícios do pilates deve começar bem antes da gravidez.


YOGA

A yoga trabalha corpo e mente, ajudando no relaxamento da gestante. Assim como o pilates, a yoga trabalha o abdômen e só é recomendo para aquelas que praticavam antes da gravidez. Com o passar das semanas e o crescimento da barriga, ficará mais difícil fazer determinadas posturas, mas as academias já contam com programas específicos para gestantes.
Porem pode ser bastante relativo pois muitas mulheres iniciam a prática da YOGA na gestação e se apaixonam pela prática, o ideal é ser orientada por um bom profissional.





Siga as orientações do seu médico pra a prática de exercícios físicos, mas em geral eles são muito bem recomendados.
Espero que tenha ajudado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate